Amigos

5 de agosto de 2011

Mês Vocacional

Agosto é o mês em que comemoramos o Dia do Pais e também o mês das Vocações. Vamos lembrar quais são elas?
  1. Vocação Sacerdotal, celebramos o Dia do Padre;
  2. Vocação Matrimonial ou Familiar, celebramos o Dia dos Pais, Diáconos e a Semana da Família;
  3. Vocação Religiosa, celebramos o Dia dos Religiosos e Religiosas;
  4. Vocação Leiga, celebramos o Dia do Catequista

Podemos montar, na catequese ou Igreja, uma Árvore Vocacional. Onde em cada domingo, se coloca num galho da árvore a vocação celebrada.

No último domingo coloca-se também flores, borboletas e frutos, porque quando dizemos o nosso sim à Deus, a vocação a que somos chamados, tudo floresce e os frutos aparecem em grande quantidade.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

1º Domingo – Vocação para o Ministério Ordenado – Dia do Padre
O que é vocação?
Você sabe qual é a nossa primeira vocação? É a santidade.
Deus chama a cada um de nós a sermos santos, e isto não é impossível porque temos o exemplo de vários santos de nossa Igreja e muitas deles eram crianças como você.
A vocação é o chamado que Deus faz para todas as pessoas, seja em particular ou em grupo, mas sempre em favor da comunidade. A cada domingo deste mês vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das vocações. O chamado de Deus nos deixa a liberdade de escolha, de responder sim ou não ao caminho indicado por Ele com total doação, disponibilidade e entrega. Como é bonito saber que Deus quer precisar da gente para que seu Reino aconteça no mundo.
A vocação sacerdotal: são todos os bispos, padres e diáconos. São pessoas escolhidas do meio do povo, para servir ao próprio povo. A vocação sacerdotal é um chamado ao pastoreio, para conhecer, guardar, defender, orientar, santificar, ensinar, acolher e amar profundamente o seu rebanho.
Aproveitemos e rezemos durante essa semana por todos os bispos, padres e diáconos, peçamos em especial pelo bispo de nossa diocese, os padres e diáconos de nossa paróquia.


ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES E PELOS SACERDOTES

Divino Salvador, Jesus Cristo,/ concedei-nos sacerdotes santos,/ inflamados no fogo de vosso amor,/ totalmente doados à edificação da vossa Igreja./
E vós, ó Maria,/ Mãe dos sacerdotes,/ vós que sois a onipotência suplicante,/ socorrei-os a todos,/ nos trabalhos e dificuldades que se encontrarem./
Virgem Mãe e Rainha dos Apóstolos de Jesus,/ aumentai nas famílias/ o respeito e o amor ao sacerdócio; suscitai novas vocações sacerdotais e religiosas./ Guiai nossos seminaristas/ para que sejam mais tarde,/ dignos Ministros do Altar,/ santos e dedicados pastores do povo Cristão assim seja!

*partes do texto são adaptados de um material encontrado na internet. Se você reconhece como seu ...rs... me escreve enviando o link que atualizo aqui!

Um comentário:

Cláudia de Jesus disse...

Passando para desejar um feliz Fim de Semana!
Paz de Cristo!
Tem promoção lá no blog.

Claudia/Catequesenanet