Amigos

26 de julho de 2012

DINÂMICA: “Encontro das flores – O que é vida?”


Personagens: Girassol, Margarida, Hortência, Jasmim, Rosa, Lírio, Azaléia, Orquídea e narrador(a).

Narrador(a): Certa vez, no reino da Floresta Encantada, no dia dos amigos, um dia muito especial comemorado na floresta, o rei Girassol convocou todas as flores do reino para um encontro de amigos.

Girassol: Queridos amigos e amigas! Neste dia, todos vocês estão convocados para um encontro muito importante. Venham todos, pois o tema em questão é: “O que é a vida?”

Narrador(a): Todas as flores se prepararam para o tal encontro, com seus perfumes característicos. Cada uma no reino tinha o seu próprio perfume e todas sabiam que cada perfume era importante para o reino. Elas se animaram muito, pois falar da vida era um tesouro. Naquele reino, era a coisa mais importante. Sabiam que a vida era um tesouro extremamente valioso. Eis que o encontro se inicia.

A Margarida foi a primeira a falar, e com todo respeito, foi logo dizendo que a vida precisa de amizade, e foi logo distribuindo apertos de mão a todos que encontrava.

A Hortência logo se levantou e disse que ter vida para ela era dizer “Bom-dia” a todos presentes  no encontro.

O Jasmim cheio de encanto olhos todas as flores presentes e disse que ter vida era dar um abraço em todas!

A Rosa cheia de charme, disse que a vida era mais, era beijar a todos que encontrar.

O Lírio, muito afetuoso, na sua vez de falar, com braços erguidos, disse que a vida era exclamar o amor a todos que encontrar.

A Azaléia, muito transcendental, comentou que, sendo os olhos o espelho da alma, a vida era ter um olhar sempre cheio de ternura.

A Orquídea na sua vez, muito tímida e discreta, sussurrou baixinho que ter vida, é saber ouvir o outro.

Narrador(a): De repente um vento forte, muito forte, soprou, soprou tanto que as flores já estavam quase voando, de tão delicadas que eram. E pois todas voariam se elas não tivesse se unido (todos se abraçam juntinhos).

Flores grandes, pequenas, de todas as cores, ali no reino, unidas para superarem aquele vento forte.
Logo o vento parou. Passou o perigo, nossa que alegria! (voltar aos lugares)

O rei Girassol, muito compassivo, aproveitou o momento para finalizar o encontro das flores e disse:

Girassol: Meus queridos amigos e amigas, o aperto de mão, o bom-dia, o abraço, o beijo, a exclamação do amor, a expressão de ternura e o ouvir o outro, tudo isso é importante! E nesta manifestação, seja ela como for, o principal na vida É A UNIÃO NO MESMO IDEAL E O AMOR. Felizes, todas as flores concordaram, e o reino encantado, se encantou muito mais.
***
*distribuir papéis com os nomes dos personagens aleatoriamente entre os presentes no encontro.

Distribuí uns cartões com as flores como lembrança, e nos mesmos prendi as seguintes mensagens:
1a fala do Girassol: Queridas amigas! Neste dia em que estamos reunidas, vamos refletir sobre algo muito importante: “O que é a vida?”
2a fala do Girassol: Minhas queridas, o aperto de mão, o bom-dia, o abraço, o beijo, a exclamação de amor, a expressão do gesto de ternura, o ouvir o outro, tudo isso é muito importante! E nesta manifestação, seja ela como for, não esqueçamos que o principal na vida é a união no mesmo ideal e amor.

Margarida: aperte a mão de todas!

 Hortência: saúde à todas com uma boa-tarde!

Jasmim: dê um abraço fraterno em todas!

Rosa: dê um beijinho em todas!

Lírio: diga à todas que Jesus as ama!

Azaléia: olhe cada uma nos olhos com muita ternura!

Orquídea: diga no ouvido de todas que é preciso saber ouvir os outros! 









*o cartão do Jasmim parece revoltado por ter ficado por último rsrsrrs mas a mensagem escrita nele é: "Que seu abraço amigo possa trazer conforto e alegria."


5 comentários:

Ronei Figueiredo disse...

Olá!
Passando por aqui para informar que meu blog que antes tinha o título " Ronei Figueiredo - CATEQUISTA -" que tinha como endereço "roneicatequista.blogspot.com.br", passou por mudanças e está com novo título que é " Ao encontro de Cristo " e novo endereço que é: "encontrodecristo.blogspot.com.br"
Vamos atualizar a lista dos catequistas unidos com o meu novo titulo e endereço?
Grato pela compreensão.

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida
Os últimos serão sempre os primeiros na escala de valores divinas...
Lindo post!!!
Seja feliz e abençoada!!!
Bjs de paz

Kesia Lima disse...

Olá! Bela dinâmica. Que a sua semana seja linda e perfumada como estas flores, e que a doçura de Maria e o amor de Jesus sejam constantes em sua vida. Um abraço repleto de paz!

Cristiane disse...

OI, RENATA TEM UM CARINHO ESPERANDO POR TI LÁ NO MEU BLOG.BEIJUS CRIS
http://www.jardimdafe.blogspot.com.br/2012/08/selinho-ser-catequista-e.html

Cris Menezes disse...

Oi, Renata! Eu que amo flores amei esta dinâmica. Quem sabe eu tenha uma oportunidade de aplicá-la com meus catequizandos!! Tenha um ótimo domingo.